O Tormento de Cassandra

Apolo deu a Cassandra, seduzido por sua beleza, o dom da profecia, e quando Cassandra recusou suas iniciativas amorosas, deu aos homens a maldição do empirismo. Ela sabia do futuro e era mãe das certezas, mas falhava em alertar ao mundo o seu fim. Ela gritava em praças públicas sobre o fim dos tempos, sobre as pragas, sobre os males que iriam recair sobre as terras, feito um desses loucos que carregam placas do apocalipse nas ruas, ou cientistas que alertam sobre o aquecimento global.

Cassandra não convencia ninguém. Onde estão os dados, Cassandra? Onde estão as provas, Cassandra? Isso é meio subjetivo, não é, Cassandra? Quais teóricos e filósofos do século passado afirmaram algo sobre isso, Cassandra? Olha Cassandra, eu tenho aqui dois textos de renomados institutos que dizem o contrário.

Cassandra alertava sobre a guerra nuclear. Mas Cassandra, se ambos inimigos têm armas desse porte, ninguém vai se atacar, não é mesmo? Cassandra exclamava que o mundo não sustentaria tamanha agressão e exploração. Você já pensou o que aconteceria com a economia se parássemos a produção, Cassandra? Cassandra afirmou que as classes oprimidas iriam se rebelar contra o sistema. Cassandra, Cassandra… Qualquer um pode subir de classe, basta trabalhar, até você, se parasse de dizer essas maluquices, poderia ser rica. Cassandra até mesmo disse que apalparam sua bunda no transporte público. Cassandra, você tem certeza que o ônibus não estava se mexendo muito? As vezes foi numa curva, e é bem lotado, né? Não tem onde se segurar, essas coisas acontecem, Cassandra.

Cassandra precisava de ajuda. Ela sabia de todos os tormentos, mas só ela sabia. Então ela foi buscar ajuda de especialistas. Cassandra frequentou cultos, e assistiu milhares de pessoas acreditando que um deus desceria dos céus, voltaria para lá com seus súditos enquanto os infiéis queimariam na terra por mil anos. Cassandra entrou no facebook, e viu páginas sobre anarco-capitalistas sendo difundidas em massa. Cassandra encontrou pessoas que acreditavam em racismo inverso, em heterofobia, que o PT é comunista, até mesmo monarquistas.

Cassandra, olha bem, Cassandra, eu não sei nada dessas suas profecias, até por que só você acredita nelas, mas se tem gente que acredita em tudo isso que você viu, Cassandra, tem gente para acreditar em tudo. Mas oh, você precisa dar uma sustentada nos argumentos. Não, não, não precisa ser nada muito embasado, você só precisa falar o que eles querem ouvir. Eles querem se sentir especiais, Cassandra. Dados, provas, estudos que vão contra o que eles acreditam? Nem se dê o trabalho, Cassandra, até por que quando Apolo nos amaldiçoou com o empirismo, ele nos abençoou com a ignorância.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: