Os dramas de uma sociedade virtual

: texto de redação usando a temática do ENEM 2011 ( viver em rede no século XXI: os limites entre público e privado).


Os dramas de uma sociedade virtual

Como apontam diversos sociólogos, a internet se tornou numa sociedade virtual onde, bilhões de pessoas interagem entre si todos os dias através de computadores, tablets e smartphones. E como em toda sociedade (tão nova assim, principalmente), as esferas publica e privada “travam batalhas por espaço a todo momento”, o que acaba por gerar intrigas e crises.

Por se tratar de algo que não pertence a nenhum Estado, é justamente na internet que a esfera privada se agiganta: pessoas e empresas estendem suas relações e fazem valer suas vontades. Dessa maneira, é comum ver casos onde empresas abusam de seus clientes através da rede, e até mesmo momentos em que pessoas discriminam, por qualquer que seja o motivo, outras pessoas.

Assim, faz-se importante a inserção da esfera pública na internet, criando leis que punam infratores virtuais. Pode-se tomar como um exemplo para esse caso, a criação do Marco Civil Da Internet brasileira que em 2014 lançou diretrizes básicas para o uso correto e cidadão da internet.

Entretanto, uma vez dentro da rede, essa mesma esfera pública pode usar de seus mecanismos para vigiar e controlar seus cidadãos e até mesmo outros países, tornando-se, assim, um obstáculo na busca por liberdade e direito de auto afirmação de pessoas e povos.

É, portanto, necessária a implementação de códigos internacionais que visem, justamente, evitar que nações, empresas privadas e pessoas extrapolem seus direitos particulares e acabem por infringir os alheios. Uma medida poderia ser, por exemplo, a aplicação de sanções econômicas a países que fossem descobertos praticando espionagem virtual.

Anúncios

um comentário

  1. Eduardo · · Responder

    Muito bom Seu texto, JV. Eu só trocaria uma das palavras “esfera” por um sinônimo, talvez “campo”.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: