Combate à desigualdade enquanto ação democrática

:texto no formato ENEM com a temática ” desigualdades sociais e criação de oportunidades no Brasil do século XXI” :
Desde a publicação do livro “O Capital no século XXI” do economista francês Thomas Pikkety em 2014, muito se tem discutido no mundo e no Brasil sobre a questão da desigualdade social. E em meio a essa polêmica, várias pessoas defendem propostas que visam combatê-la (como por exemplo, taxando grandes fortunas), enquanto outras se opõem  a essa ideia.

Pessoas mais conservadoras do ponto de vista social, vão contra essa lógica de aumento das igualdades entre classes, argumentando que isso iria contra as liberdades individuais ( a partir do momento em que ricos se veem obrigados a “dar” parte do seu dinheiro a outros) e prejudicaria a economia.

Porém, o que elas não percebem é que promover as igualdades sociais é também promover a democracia. como já argumentava o filósofo francês Jean-Jacques Rousseau, é somente quando toda a população passa a se enxergar enquanto algo coletivo que a democracia se torna plena. Logo, manter as desigualdades sociais ou ainda aumentá-las é criar uma situação em que ricos não pensam em pobres e pobres não pensam em ricos.

Além disso, o combate à desigualdade não prejudica a economia, pelo contrário, a fortalece. Pois, quanto mais se dá oportunidades a um número maior de pessoas, mais dinâmica e inovadora fica a economia, porque assim se teria mais mercado consumidor e mais pessoas criando novos negócios e empresas.

Lutar por igualdade mostra-se então algo muito mais positivo que negativo. E para colocar isso em pratica, torna-se interessante a ampliação dos programas sociais a até mesmo a criação de novos, como, por exemplo,  o “Renda básica e cidadania” proposto pelo ex-senador Eduardo Suplicy que propõe o pagamento em dinheiro de uma determinada quantia a qualquer cidadão de uma região.

Anúncios

um comentário

  1. Eduardo Emilio · · Responder

    Olá JV. Como prof de inglês, não posso comentar muito sobre o conteúdo, mas posso dizer sobre alguns detalhes técnicos. A divisão de parágrafos está muito boa e gostei das referências, diferentemente da última redação. Faça uma revisão na pontuação nas duas primeiras linhas do terceiro parágrafo. Acredito que faltou um acento em ‘prática’ no último parágrafo. Sei que escrever com corretor ortográfico está dificultando muito quando temos que escrever sem esse auxílio.
    Se você tiver tempo, poderá ler alguns artigos do Linkedin, para se inteirar de mais temas.
    https://www.linkedin.com/pulse/de-volta-para-o-futuro-realidade-virtual-vai-mudar-brancatelli?trk=eml-b2_content_ecosystem_digest-recommended_articles-45-null&midToken=AQEyiIRBoO4Lew&fromEmail=fromEmail&ut=0FOWmv-8c3E6Y1

    Parabéns!!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: