Os dramas de uma sociedade machista

No primeiro semestre de 2015, a presidente Dilma Rousseff sancionou a lei do Feminicídio, na tentativa de evitar que homens atentassem contra a vida de suas companheiras. Isso trouxe de volta o debate sobre violência contra a mulher no Brasil, que em pleno século XXI, persiste em nossa sociedade.

Para tentar entender essa problemática, é necessário recorrer à sociologia, cujo campo de estudos engloba esse tema. Para diversos sociólogos, as sociedades ocidentais (tal como a brasileira), alimentaram por anos a ideia de que o homem servia para produzir e a mulher, reproduzir. Dessa maneira, homens país de família tinham o direito de circular livremente entre as esferas públicas e privadas. Já às mulheres, era reservado apenas as esferas privadas. Assim, os termos propriedade e mulher se misturavam, fazendo com que a maioria dos homens entendessem suas parceiras como objeto que lhes pertencia e que lhes devia respeito, caso contrário, “punições” eram aplicadas.

Além disso, associado a esse problema social, está o fato de que muitos homens, por motivos psicológicos, cometem crimes contra suas companheiras na fantasia de que isso venha a evitar alguma traição, separação ou algo do tipo.

Desta forma, percebe-se que a violência contra a mulher advém de uma série de fatores (como o social e o psicológico)  e está totalmente enraizada em nossa sociedade. Sendo assim, faz-se necessário a criação de medidas que possam garantir  à mulher brasileira o seu direito à vida e à liberdade, direitos esses que constam na Constituição de 1988. Dentre tantas medidas pode-se citar o aumento do número de policias que se dedicam exclusivamente a atender casos de violência contra a mulher e a criação de programas sociais que tenham como objetivo dar amparo psicológico e financeiro a mulheres que sofrem desse problemas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: