O mundo é um moinho

Ei, garoto, vem aqui, rapidinho! Eu preciso bater um papo contigo sobre uma coisa… você provavelmente vai odiar essa conversa, mas não tem problema! Eu também a odeio!

Então, é o seguinte: como nós dois sabemos, você já está ficando bem amadurecido e entrando numa fase nova da vida. E a vida é justamente a coisa sobre a qual eu quero falar a respeito. Embora eu não seja lá o melhor em dar conselhos, o teu pai quer preparar-te para ela, para que você não sofra decepções tais quais as minhas ou de qualquer outra alma desafortunada.

Você logo vai conhecer muitas pessoas novas e vai fazer diversas amizades. Tome bastante cuidado com isso. Saiba diferenciar aqueles que são seus amigos de verdade daqueles que fingem ser os tais. Eu não gostaria de estar dizendo isso, porém, acontece de encontrarmos gente assim pela frente. O pior é que é difícil de evitá-los, eles são ardilosos, sabem se disfarçar. Quando você menos espera, eles passam a perna em você. Por isso que eu gostaria de pedir para que você nunca confie totalmente em alguém, seja o quão confiável esse alguém pareça ser. Não confie nem mesmo em mim, em absolutamente ninguém. Eu, infelizmente, acabei cometendo um erro do gênero, e não gostaria de ver você passando pelo mesmo que eu. Se você depositar confiança excessivamente em alguém, você corre o risco de cair do cavalo. E quanto maior a altura, maior a queda. Digo isso para que você não acabe tendo que passar algumas noites em claro, se revirando na cama por ter sido ludibriado como aconteceu comigo. Mas, esqueça, isso não vem ao caso. Enfim, a verdade é que nesse mundo tem muita gente antiética. Você só acredita vendo. Essas pessoas vão tentar tirar proveito de você. No final, você vai sair magoado, ofendido, confuso, seja lá o que for. Só sei que não é bom.

Acho que agora é a hora em que o bom pai deve dar umas “dicas” para o filho se prevenir. Sei lá, acho que o que eu posso dizer é que:

Quando alguém se disser leal, saiba que, na primeira oportunidade, este pode trair sua confiança.

Quando alguém disser que você é único, saiba que, na verdade, você é substituível.

Quando alguém disser que você é especial, saiba que você é apenas mais um.

Quando alguém disser que te ama, saiba que, na verdade, o amor é uma palavra utilizada muito erroneamente. Aliás, nos dias de hoje, palavras são tão vagas que se dissolvem com o vento…

Bom, eu acho que eu já estou ficando sem o que dizer. Eu nunca fui muito bom com palavras, sei lá. Elas sempre saem erradas. Mas acho que passei a mensagem que queria. Só mais uma coisa: não se deixe afogar no mar de incertezas que criam sobre você. A vida não é sua amiga. Se você der mole, ela pisa em cima de você, te esmagando igual a um mosquito. Não queira ser um mosquito.

É isso.

Então, você quer sair pra jantar ou não?

 

Deixe um comentário

