A importância da música na vida das pessoas

Dentre tantas formas de comunicação e expressão que o homem  criou, a música é uma das formas mais abrangentes e importantes. Ela é abrangente pois, por se apresentar em diversos estilos, existe em várias culturas e consegue atrair e agradar a um grande número de pessoas. E é importante porque não é uma expressão sonora simplesmente, existem outros fatores que fazem da música algo fundamental para o ser humano.

E entre esses fatores pode-se citar que a música pode ser usada, assim como a dança por exemplo, como uma forma de forma de celebrar a existência. Ora, boa parte das festas tradicionais de cada povo, tal qual o carnaval brasileiro, nada mais são do que um momento em que se quebra a rotina pra poder comemorar algo através da música e dança.

Outro fator que deixa a música importante é o fato de que ela pode ser usada como uma maneira pela qual o autor busca compreender algum sentimento dentro de si. E dessa mesma maneira, ela também pode ser usada como instrumento de denúncia social. Vide, por exemplo, o cantor Luiz Gonzaga que através de sua música buscou mostrar e retratar para o Brasil a realidade do sertão nordestino.

Sendo assim, através dos pontos apresentados, percebe-se que a música é realmente importante para as pessoas, enquanto indivíduos, e para culturas e povos também. E tudo isso ocorre na medida em que ela nos ajuda à celebrar a vida, unir pessoas, entender a nós mesmos e também aos outros.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: