Feliz Natal

O papai Noel é vermelho por causa da Coca-Cola.
É uma data pra estimular o consumismo.
Sabia que Jesus não nasceu no dia 25? Usam essa data por que um povo lá comemorava o sol.
Continua vermelho, continua consumista, e ainda é no dia 25. E é natal. E sabe o que é o natal? É o terceiro ato daquele filme de início e meio ruins, mas que quando chega no final, cê tá lá, torcendo e chorando com os personagens. Tenta ser bonito o suficiente pra você relevar o resto, e torcer pra que façam uma sequência.
É uva passa na comida, é pavê, é decoração colocada antes da hora e esquecida até o carnaval. É natal.
E vai ter aquele primo, aquela tia que tu não curte, e é de apostar que ela não te goste tanto assim também, mas trouxe a sobremesa que cê vai comer, te pergunta do namoro, da falta dele. É aquele comentário bosta de política pra puxar assunto. E é tudo aquilo que você tenta evitar o ano todo, mas que o natal não lhe permite fazer mais uma vez. Te impõe contato, te implora diálogo. E te dá uns chocotones como recompensa.
O natal é aquela imagem aérea do Cristo Redentor no fim das olímpiadas. A gente quer ser laico, tenta ser cético, mas é mais forte, é bonito, é, pro bem e do mal, humano.
É natal, e inimigo secreto é bem mais legal. E teve o show do Roberto Carlos, mas devo ser novo demais pra me importar. Sei que ele tem perna de pau, andava de calhambeque na ditadura. Vi que tem a meia na lareira e a neve no quintal. Mas é calor demais já, e nosso tropical não se faz nevar. Quase como seleção natural, nosso natal foi se mutando até conseguir sobreviver. É uma síntese tão forte e tão nossa quanto o carnaval, um tanto menos pornô chanchada e um tanto mais comédia dramática.
Ele vem nem uma semana antes do novo ano, gentilmente dividindo com o dia 31 os arrependimentos passados e as esperanças futuras, e tem um cardápio bem mais definido e muito menos gente reclamando de fogos de artifício.
E dito tudo isso, antes você odiar o natal a ser alheio a ele. Perde um pouco a graça das coisas.
Eu não tenho muito mais o que lhe dizer, e pode muito bem não ser correto o lhe disse, é que eu gosto de natal.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: